sábado, 2 de julho de 2011

Criança estudiosa


Eu encontrei essa imagem em um site por esses dias, e ri muito, depois de rir eu percebi o quanto triste na verdade é. Eu sou professor(deixo bem claro que nem por isso possuo tendências S & M), e como tal conheço uma diversidade de crianças/adolescentes/adultos diferentes, e algo que venho percebendo e a idéia de que a criança cada vez necessita se preparar mais para o futuro, e realmente concordo com isso, porem com algumas ressalvas, como o simples fato de ela ainda ser uma criança.
Nos dias atuais já vi mais vezes do que gostaria, crianças que simplesmente não tem tempo de brincar, isso porque durante a semana precisam dar conta de uma agenda digna de um CEO das grandes organizaçoes americanas, podemos ver na agenda até mesmo o tempo que aquela criança possui para almoçar e dormir.
Outra coisa me me assombra é como alguns pais parecem cobrar das crianças tudo aquilo que eles mesmo nunca foram ou são, deixem me explicar melhor, os pais exigem do filho as notas mais altas, ganhem competições, ou seja, que o filho seja o melhor, mas será que esses pais conseguiriam realizar tudo o que cobram dos filhos? Alguns diriam "É a tal da projeção.", nessa hora minha vontade é de projetar um tijolo na direção dessas pessoas, não se pode justificar essas atitudes.
Vou tomar como exemplo o japão, sempre se fala do índice de suicidios entre jovens justamente por terem "falhado", os jovens se sentem tão humilhados por não terem passado nas provas do vestibular ou por não terem ganhado uma competição, que eles preferer se matar, pois assim nã terão que lidar com a decepção dos pais.Quanto tempo será que vai demorar para isso começar a aconteçer aqui?
Para encerrar, vou contar o que me fez falar sobre esse assunto.Conheço uma criança maravilhosa que aos poucos tem sua infância apagada em nome da "excelência"(como ja disse seu pai), já tive a maldita chance de presenciar o ápcie desse tipo de comportamento.A criança em questão chega triste(havia levado uma bronca) acompanhada pela mãe(que juntamente com o pai havia DADO o tal esporro), como era a semana de entrega dos resultados na escola, eu sabia que a mãe traria as provas para que eu desse uma olhada, então foi que ocorreu o sequinte diálogo:
Eu - "E ai? Como foi nas provas?"
a mãe prontamente responde, "Ele foi horrivel em matemática, afundou muito."
Eu - "Nossa... ele foi tão ruim?"
Mãe - "Sim, nós(pai e mãe) já tivemos uma conversa com ele, ele caiu muito desde o bimestre passado."
Eu - "Pois é, mais essas coisas acontecem, talvez ele não estivesse tão disposto no dia da prova. "
Mão - "É, mas ele já está sem video game até a nota aumentar."
Eu - "Sei."
É nesse momento que eu viro para tal criança e pergunto:
"Mas e ai?Qual foi sua nota?"
A criança responde:
" 8.8 "
Eu - " ... "
Depois dessa resposta o que mais eu poderia falar?

Nenhum comentário: